quarta-feira, 24 de junho de 2015

Perguntas que todos os pastores deveriam saber responder, mas que sacerdotes católicos também não respondem ou se contradizem

O cristianismo, sabemos, divide-se em duas grandes correntes: católicos e protestantes, que, por sua vez, se subdividem em outros grupos e subgrupos, com suas diversas denominações. O grupo com maiores divisões e também o mais complexo é o dos protestantes, que se diferenciam na forma, mas não nos objetivos que, segundo eles, é o de "evangelizar" (apenas uma questão semântica porque, segundo o conceito, os católicos também evangelizam). Mas na prática, o termo "evangelismo" ficou mais adstrito ao protestantismo.
Entre os protestantes encontram-se os grupos pentecostais, os neopentecostais e os evangélicos, por exemplo. Complicado? Sim, é complicado mesmo. Justamente por isso, convencionou-se adotar a denominação “evangélicos” ou “crentes” (mais genéricas), para referir-se a todos os tipos de protestantes, desconsiderando-se o fato de os evangélicos serem um dos subgrupos protestantes. Mas isso, embora seja a prática, não é do agrado de todos porque, segundo alguns, como os adventistas, as testemunhas de Jeová, os metodistas, os batistas, os luteranos e os anglicanos, o termo “crente” lhes soa como pejorativo. Por isso, preferem ser identificados pelas suas respectivas denominações.
Discussões à parte, vamos assumir – independentemente de isto ser consensual ou não -, que evangélico é uma denominação geral para designar todos os grupos de protestantes e que crente é todo e qualquer evangélico, pertencente a qualquer dos grupos, não importando a denominação religiosa a que esteja vinculado. Tudo isso se chama protestantismo evangélico. É assim que o povo entende e é assim que vamos simplificar.
Vamos tentar aclarar um pouco mais, explicando agora o que é um "ministro ou sacerdote religioso". No catolicismo, segundo a estrutura da ICAR, "ministros religiosos ou sacerdotes" são os diáconos, padres (vigários e párocos), monsenhores, bispos, arcebispos, cardeais, etc, até se chegar à autoridade máxima, que é o papa. Existe uma hierarquia bem definida e é exigido preparação, estudo e formação seminarista para que se possa ir galgando os vários postos.
Já no evangelismo a coisa é mais bagunçadinha, e por culpa exclusiva de Martinho Lutero, que depois reconheceu seu erro ao declarar: “Nada é tão rude quanto aquele que tem sonhos e fantasias, e pensa por si mesmo que foi inspirado pelo Espírito Santo, devendo ser um profeta” (De Wette 3,61; citado em O'Hare, "Os Fatos sobre Lutero", p. 208). Lutero, antes, achava que a qualquer um era dado o direito de interpretar e divulgar as escrituras sagradas, sendo dispensada até mesmo a formação teológica. Foi assim que nasceu e se proliferou o evangelismo, transformando-se no que é hoje, com pelo menos uma igreja e vários “profetas” a cada duas ou três quadras de bairro. Talvez por isso nem exista um sistema hierárquico definido. No evangelismo os sacerdotes se dão eles mesmos os seus títulos, não existindo critérios uniformes. No geral, autodenominam-se "pastores" (o que equivale aos "padres", do catolicismo). Mas existem também os "apóstolos", "bispos" e "missionários", sendo estes os títulos hierárquicos mais comuns. Considerando esses os conferidos aos sacerdotes que lidam diretamente com a doutrinação de fiéis, vamos chamá-los mesmo de "pastores", até porque não existem grandes diferenças entre o que um ou outro faz. A diferença, quando existente, é somente em relação ao status e poder de mando, ou seja, se o sacerdote é um pastor-empregado ou "dono de igreja", porque todos são pregadores, seguindo a mesma cartilha.
Um outro fator que também tem um grande peso para a rápida expansão do evangelismo, hoje, crescendo a um ritmo muito mais acelerado do que o do catolicismo, é o baixíssimo custo do investimento inicial para a abertura de igrejas e a pouquíssima burocracia necessária. Igrejas católicas são mais caras, obedecem a um padrão mínimo, requerem autorização do alto clero e exigem sacerdotes religiosos com formação teológica. Já para um “pastor evangélico”, muito pouco é exigido, dispensando-se até mesmo qualquer tipo de formação teológica. Enquanto de um sacerdote religioso católico exige-se o estudo, mas não carisma, nem características de líder, nem grande capacidade oratória, para o evangélico é o inverso: exige-se carisma e capacidade de liderança, mas não o estudo, que pode ser compensado pelo poder da oratória e, é claro, pela indispensável “cara de pau”. Obviamente, é muito mais fácil formar-se um “pastor” do que um “padre”. Casos há até, de pastores com baixíssimo nível de instrução, bastando a eles saber ler bem (escrever, nem tanto), falar e empolgar, e conhecer superficialmente a Bíblia, com ênfase maior no Novo Testamento. Infelizmente, esta é a realidade.

É verdade que existem pastores com “formação teológica”, adquirida em faculdades de teologia específicas ou em cursos isolados para a formação de pastores. Mas os requisitos exigidos para a entrada nesses cursos são mínimos, dispensando-se até o ensino médio regular completo, eis que a quase totalidade dos cursos oferecidos são de instituições particulares, algumas mantidas pelas próprias denominações religiosas. De fato, a grande maioria dos pastores é composta de pastores leigos, sem nenhuma formação. E são essas pessoas que irão fazer proselitismo e doutrinar milhares de evangélicos mundo afora (nos outros países a coisa não é muito diferente). Através de franquias religiosas e recebendo todo o apoio logístico, tecnológico, financeiro e midiático, eles costumam se sair bem em suas missões: recrutar o maior número possível de crentes e mantê-los cativos às suas denominações religiosas. Daí para a frente a coisa fica fácil. Mas agora é o caso de perguntar-se: que tipo de exército é esse que estão formando? Para onde o efeito multiplicador e o fanatismo poderão levar os recrutados? Podem os integrantes desse imenso exército serem usados como massa de manobra? Para favorecer a quem ou o quê?
Feita a introdução, vamos às perguntas! Deste ponto em diante, estamos nos dirigindo a você, pastor, que prega a Bíblia segundo a sua própria interpretação e não segundo os cânones católicos que, aliás, também são confusos e inexequíveis. Portanto, as perguntas, no que couber, valem também para os sacerdotes católicos e cristãos de qualquer denominação religiosa, caso queiram responder.
Perguntas a serem respondidas:
  1. Você tem plena convicção de que o deus cristão existe? Se sim, por quê?
  2. Você acredita na doutrina da alegada “inerrância bíblica”, segundo a qual a Bíblia está inteiramente livre de erros e contradições, inclusive em relação à história e à ciência?
  3. Você acredita que a Bíblia contém a palavra de Deus ou, se preferir, é um livro “inspirado” por Deus?
  4. Você concorda com o que é dito em 2 Timóteo 3:16 (“ Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”)?
  5. Você acredita que a Bíblia contém princípios morais que devam ser seguidos à risca pela humanidade?
  6. Você concorda com a convicção católica de que toda escritura é sagrada, confiável e infalível porque os autores bíblicos foram inspirados por Deus?
  7. Se a Igreja Católica sustenta que a competência para interpretar a Bíblia cabe exclusivamente a ela, através do seu Magistério, por que e com base em quê os sacerdotes evangélicos julgam ter o mesmo direito?
  8. Sendo você pastor e interpretando e ensinando a Bíblia para as suas ovelhas, quem lhe conferiu tal autoridade? Deus lhe deu alguma procuração? Como você soube que estava “qualificado” para a missão?
  9. Você tem certeza de que o que ensina para as suas ovelhas é correto e é aquilo que você mesmo acredita e pratica?
  10. Se a sua interpretação da Bíblia não for a correta ou se não tiver muita certeza, você a transmite mesmo assim ou pula o assunto controverso? E quando constata que estava errado, o que faz? Tem a coragem de retratar-se e corrigir?
  11. Você concorda com os “Dez Mandamentos”, descritos em Êxodo 20. 1 a 17 e acha-os corretos e exequíveis?
  12. Concorda com a interpretação (regulamentação ou “interpretação revelada”) dos Dez Mandamentos dadas em Êxodo 21 a 23?
  13. A Igreja recomenda que os Dez Mandamentos sejam analisados pela “interpretação revelada” e não pela “interpretação literal”, mormente nos dias de hoje. Mas pela interpretação revelada e segundo Jesus Cristo (ou de Nazaré), o sétimo mandamento (“Não adulterarás”) estaria quebrado pelo simples fato de se cobiçar com os olhos e o pensamento. Mas o adultério, nos Dez Mandamentos e pela interpretação literal, referia-se ao ato praticado fisicamente. Que interpretação deve se dar a esse mandamento? Você o acha exequível? Concorda que todo o ser humano normal já cometeu esse pecado, uma vez que não é possível deixar de olhar o belo e bloquear seus pensamentos? Se assim é, o mandamento é justo e possível?
  14. O que você pensa da parte final do segundo mandamento, quando Deus diz: “[...] visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.”? É justo os filhos pagarem pelos pecados dos pais e até avós?
  15. Você concorda que o próprio Deus, zeloso, justo e bondoso, quebrou o seu 6º mandamento (“Não matarás”), já que matou ou mandou matar milhões de pessoas, pelo simples fato de não O adorarem, ou não O obedecerem ou de serem inimigos dos Seus protegidos?
  16. Em Mateus 5:18 Jesus teria dito (referindo-se ao AT):”…até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei…”, mas em relação ao 4º mandamento (“guardar o sábado”) ele próprio o transgride em várias ocasiões, especialmente quando ele, os discípulos e os apóstolos faziam trabalho missionário aos sábados (Mat. 12:1; Mar. 2:23 e 24; Luc. 6:1 e 2; 14:1; João 5:9; Atos 16:13). Já em outras passagens do NT, os discípulos e os apóstolos guardavam o sábado (Mat. 28:1; Mar. 15:42; 16:1; Luc. 23:54, 56; Atos 13:14, 27, 42, 44; 15:21; 17:2; 18:1-4.). Em mais outras passagens, ora o sábado é respeitado, ora não. Por exemplo, em  Mat. 12:2, 10-12; Mar. 3:2,4; Luc. 6:7-9; 13:14-16; 14:3-5; João 9:14 , Jesus teria dedicado o sábado para obras de assistência social, mas em  Mateus 24:20, temendo que seus discípulos transgredissem o sábado diz “... E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado”. Hoje, as igrejas realizam cultos aos sábados. Afinal, qual é a explicação? O sábado é ou não é para ser guardado?
  17. O nono mandamento (ou seria oitavo?) “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” deve ser interpretado como “não mentir para o próximo?”. Quantas vezes foi transgredido na Bíblia, por ordem do próprio Deus, sem punição para os mentirosos? Querem dar a entender alguns defensores bíblicos que a mentira pecaminosa é só a que é praticada “contra o seu próximo” e que as outras são válidas (muito estranho). Mas quem é “o próximo”, segundo a Bíblia? Seriam apenas os judeus? Mateus 5:43, dá uma pista (“Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo”). Tudo indica que os não-próximos são os não-judeus (sírios, filisteus, amoreus, etc). Para os que não são da sua própria raça ou clã, vale então mentir? Princípio moral bastante duvidoso. É assim que deve ser?
  18. E sobre o Jesus da fé (o nascido de uma virgem, seus milagres, seus ditos, seus feitos, sua morte, sua ressurreição), você acredita que ele foi real, tal qual descrito nos Evangelhos? Por quê?
  19. Quando você prega para os seus fiéis, dizendo que Jesus fez isto ou aquilo, que era milagreiro, que ressuscitou da morte no terceiro dia, que era o filho de Deus, etc, etc, você o faz com a consciência tranquila de estar dizendo uma verdade incontestável?
  20. Se não tem respostas seguras para todas essas perguntas e se para as que supõe ter não tem certeza, não seria melhor que deixasse de pregar, para não continuar pregando mentiras e infringindo o nono (ou seria oitavo?) mandamento?
Aí estão, senhores pastores, vinte, apenas vinte perguntinhas a serem respondidas e que nem são as mais difíceis. São perguntas básicas, que todo fiel mais esclarecido gostaria de fazer, se pudesse. Digo se pudesse porque aos crentes não lhes é permitido perguntar em cultos, como tampouco o é nos cultos católicos. Fiéis e ovelhas só ouvem, não perguntam.

Se pudessem, ah, se pudessem, como vocês explicariam as mais de duas mil contradições bíblicas e como justificariam o fato de estar-lhes doutrinando com mentiras ou com argumentos que vocês mesmos não conseguem defender? Afinal, “mentir para o próximo”, segundo o livro sagrado cristão, não é pecado? E os crentes ou fiéis católicos, não são considerados os “seus próximos”, por serem pessoas do seu grupo social e que acreditam no que vocês lhes ensinam como se fossem verdades?

http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/perguntas-que-todos-os-pastores-deveriam-saber-responder-mas-que-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...