domingo, 31 de maio de 2015

Histórias Estranhas da Bíblia: Preconceito contra as Mulheres


Sempre que lemos a história de uma mulher na bíblia nos deparamos com algo ruim, com algum mal que ela tenha praticado ou algum pecado cometido. Exceto as histórias de Rute, Ester, Judite e Maria(mãe de Jesus). As demais são feiticeiras, traidoras, demoníacas, prostitutas e criminosas. Sempre atrapalhando, causando dissabores, dissensões e até guerras.
Mas qual é a razão disso? 
Essas histórias são verdadeiras?
As mulheres dos tempos antigos eram mesmo tão temíveis, perigosas, dissimuladas e despudoradas?

Ou há algo diferente, a história é diferente e aquilo que tomamos como verdade está distorcido e moldado pelo preconceito machista e pela estupidez bárbara dos tempos bíblicos?
O mundo do patriarcado judaico-israelita era sem dúvidas um lugar perigoso para as mulheres. Dominadas, torturadas, escravizadas, tiranizadas, desrespeitadas e levadas ao extremo da injustiça por seus pais e, depois, por seus maridos; não imagino tempo pior para uma mulher viver que os tempos abraâmicos, pré-judaicos e judaico-Israelitas. 
Desde o princípio elas levaram a culpa pela insensatez e despreparo dos homens.
Veja o caso de Eva:
Foi feita em segundo lugar, da costela de Adão, ou seja foi feita do homem e deve-lhe reverência pelo fato, era menos que uma companhia, era uma ajudadora e, por fim, levou a culpa pelo pecado do marido.
Gênesis cap 2 vers 18 a 23
Gênesis cap 3 inteiro
A primeira coisa que Adão faz ao ser indagado por Deus em relação a sua desobediência foi acusar a mulher:
"A mulher que me deste por companheira, me deu de comer da árvore, e comi."
Começava aí o direito do homem de desprezar a mulher, sob a pretensa prerrogativa de que foi por causa dela, de sua ingenuidade, que o homem fora expulso do paraíso. Que maldade.


Daí em diante as mulheres foram jogadas no mar da estupidez masculina e escravizadas por milênios.
Uma das mais conhecidas do VT é, sem dúvidas, Jezabel, ou Jezebel, dependendo da tradução. Tida como feiticeira, idólatra, assassina e bruxa, Jezabel era de origem fenícia e foi esposa do rei Israelita Acabe.
Só seu nome já era uma provocação aos hebreus pois significava "Baal exalta", "Baal é marido de"; imagine a ira do povo Israelita em saber que seu rei estava casado com uma mulher assim? De fato o casamento foi realizado por motivos políticos, para evitar guerras entre fenícios e israelitas. Mas qual o motivo de Jezebel ser tão apedrejada pelos hebreus?
Seu nome era uma consagração ao deus de seu povo, ela própria era sacerdotisa de " Baal", então ela servia ao seu deus, assim como os israelitas. Por essa razão ela era tida como um demônio pelos hebreus.
Então na hora de escrever, corrigir e reformular o livro dos reis é obvio que ela seria retratada como uma bruxa maléfica.
E o que ela fazia, no entanto, era defender a honra, historicidade e cultura de seu povo; tanto quanto os israelitas faziam com seu deus Yaveh.
Mas Jezebel não é a única "depravada" do velho testamento. Existe uma ainda mais famosa que foi possuída pelo tão aclamado maior rei que Israel já viu:
O rei Davi.

                                  Betsabé
É fato que a poligamia era praxe no mundo antigo, e que o quanto alcançasse o poder de um homem, tantas esposas ele seria capaz de obter. 
Com o rei Davi não foi diferente. Possuidor de várias esposas e concubinas, seu apetite sexual parecia ilimitado.
Um belo dia caminhando pelo terraço de seu castelo Davi vê Betsabé, Betsabá ou Bate-Seba, dependendo da tradução, tomando banho nua no telhado de sua casa.
Conta ainda a história que, tamanha era a beleza da jovem que Davi apaixonou-se instantaneamente, mandou buscá-la e no mesmo dia fizeram sexo. 
II Samuel cap 11 vers 1 - 5
Da maneira como a história é contada parece que a culpa da "falha de Davi", bem como a de Adão, era da mulher. O que ninguém explica aqui é que era fato comum aquela época mulheres banharem-se nuas nos telhados de suas casas, em função do calor extremo. Outro fato que ninguém parece querer explicar é que, provavelmente a moça não quis deitar-se com Davi mas, ele era o REI, se ela não quisesse seria, com toda certeza, assassinada. 
Mas, como sempre, havia um porém nesta história. Betsabé era casada, não com um homem qualquer, mas com Urias que era capitão experimentado no exército. E pior, Urias estava em guerra. Imagine o terror de Davi quando a moça manda informar-lhe que estava grávida! Davi manda trazer o hábil capitão da guerra e o manda ter com sua mulher, esperançoso de que eles tenham uma noite de prazer e o pobre rapaz creia que é pai da criança por vir. Mas Urias, em nome do dever, nega-se a estar com a esposa, considerando uma injustiça com seus comandados na guerra.
Qual a ideia de Davi? Manda o pobre homem voltar a guerra e que os superiores o coloquem na frente da batalha onde, certamente morrerá. É o que acontece.
Urias morre, sua mulher fica viúva, com o nome "sujo" e, de quebra os autores põe Betsabé como a culpada de toda esta estupida história.
II Samuel cap 11 vers 6 - 17


Já no novo testamento NT, a achincalhada da vez é Maria Madalena. Transformada deliberadamente em prostituta por Roma na construção do seu cristianismo que, nada tem haver com o que Jesus pregou.
De fato descobertas recentes apontam que quem financiava o ministério de Jesus eram as mulheres que o acompanhavam, dentre elas a mais destacada de todas, a própria Maria Madalena, que pagava por estadias do "filho de Deus" e seus apóstolos e seguidores, comprava jumentos para o transporte de todos, alugava barcos e o que mais fosse necessário para o bom andamento das viagens do Cristo.
Mas isso é pedir demais para uma instituição baseada no princípio do machismo, de um Deus masculinizado e de uma fé, basicamente, sexista.
Qual a solução romana?
Difamar aquela que, provavelmente, foi a mais importante difusora dos feitos de Jesus. Transformando-a, de principal financiadora, em prostituta e pecadora que se humilha frequentemente, segundo os próprios evangelhos.
Não poderíamos esperar menos.

Não por acaso as mulheres precisaram, e em alguns casos ainda precisam, lutar para se afirmarem em nossa sociedade que, mesmo hoje, é dominada por ideais machistas estupidos, que para nada servem senão para causar dissenções e separações.
Utilizando-nos de uma pretensa prerrogativa do direito divino acabamos diminuindo, destruindo, humilhando e apequenando nossas mulheres que, por milênios, foram vistas como sombras de seus maridos e pais. Que sofreram e tiveram seus sentimentos contidos e reprimidos; sem direito ao pensamento, ao conhecimento e a igualdade e que, só agora acordamos para o fato de que elas, tão melhor que nós, também são seres pensantes e dignas de respeito e admiração.
Todos nós tivemos uma mãe, sem elas nossa vida seria impossível. Ora o planeta não tem um nome nome feminino?
Terra, mãe de todos nós.
Ao ler novamente, você que tem o hábito, ou que quer começar agora, a bíblia, reveja seus conceitos e repense as histórias e teorias teológicas que lhe foram passadas.
Sem as mulheres, tanto quanto os homens, não haveria humanidade nem vida nem nada.

http://buscaderazao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...