domingo, 31 de maio de 2015

Histórias Estranhas da Bíblia: Livre Arbítrio


O livre arbítrio é daqueles temas que é ainda mais confuso que o usual. Por quê?
Por que este tema NÃO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA. Em local algum, aliás ele ainda é contradito em muitos livros bíblicos, pois Yaveh em demonstrações de seu poder infinito, atropela o direito pessoal de alguns personagens de decidir se querem ou não fazer determinada coisa.
Os grandes estudiosos bíblicos apresentam estudos enfadonhos e intermináveis, sobre como e por quê o homem usou o livre arbítrio para escolher o mal e através disso o pecado entrou no mundo, como satanás se aproveitou disso para destruir a vida humana blá, blá, blá.
Nunca atendo-se ao fato de que, ao menos no delírio grandioso dos escritores dos primeiros livros bíblicos, foi Deus ele próprio, mesmo sendo onisciente e sabendo que Adão escolheria o mal, plantou a árvore do bem e do mal no meio do jardim do Éden.

                       Adão e Eva no Éden
Os cristãos costumam dizer que Deus tem um plano desde que o mundo foi fundado. Ou seja Adão estava fadado a pecar, Eva estava fadada aceitar os argumentos da serpente que estava, inevitavelmente, fadada a convencer o casal inicial a trair Deus. Onde está, alguém me explique, a razão desta completa insanidade?
Adão não teve escolha, para que o plano de Deus funcionasse, ele tinha que pecar QUERENDO OU NÃO. Onde está o livre arbítrio de Adão? Ele não teve direito algum de escolher, tinha que ser dessa maneira e pronto.
E se você acha que para por aí, prepare-se para ficar chocado.
              Tutmés provável faraó do Êxodo

No êxodo bíblico o deus israelita, Yaveh, interfere no "livre arbítrio" do faraó inúmeras vezes para se fazer provar seu poder inefável.
Desde o capítulo 4 vers. 21 até o capítulo 14 vers. 17 no livro do Êxodo, Deus "endurece o coração do faraó", ou seja , incita o faraó, interferindo em sua vontade para garantir as provas de sua onipotência. Cada negativa do faraó, contra sua vontade não se esqueça, Deus envia uma praga para assolar o Egito.
Assim como Adão, o faraó não teve escolha, mesmo que ele não quisesse, Deus, ele próprio, pôs no coração do monarca o sentimento contrário a saída do povo hebreu do Egito.
O leitor amigo pode conferir versículo a versículo:
Levítico
Cap. 4 vers. 21
Cap. 7 vers. 3 e 13
Cap. 9 vers. 12
Cap. 10 vers. 1, 20 e 27
Cap. 11 vers. 10
Cap. 14 vers. 4, 8 e 17

Sem escolha a única coisa que o faraó pode fazer, contra sua vontade, com o coração cada vez mais agaravado pelo próprio Deus, foi impedir que o povo hebreu saísse do Egito e, por consequencia, ter suas terras destruídas, suas plantações queimadas, seu gado dizimado e seu povo assassinado. Porém é necessário lembrar o leitor de que essa história é apenas uma fábula megalomaníaca saída de mentes loucas para provarem que seu Deus era o deus verdadeiro.
                    Jesus e Judas Iscariotes

Outro personagem bíblico que é surrado, execrado e apedrejado por séculos a fio é Judas Iscariotes. 
Judas, o traidor, entregou Jesus nas mãos dos sacerdotes, do exercito romano e depois enforcou-se. No entanto se o leitor tiver o mínimo de bom senso vai perceber que JudasNÃO TEVE ESCOLHA, ele foi obrigado, contra sua própria vontade, a trair Jesus para que o plano "divino" de Deus se cumprisse para salvação do homem, após a traição de Adão.
Espere um pouco.....
Adão não teve escolha, pois se ele não traísse Deus, o plano divino não teria razão de ser, então traiu Deus contra sua vontade, para que Jesus séculos depois fosse traído por um homem, que não teve escolha, pois para o plano funcionar e se cumprir, esse homem precisava trair Jesus, com ou sem seu consentimento.
Onde está o sentido disso tudo?


           Anticristo, a besta e o falso profeta

Para terminar no livro da revelação, também conhecido como apocalipse, estão os famosos personagens que vão enganar, matar e levar ao inferno milhões de pessoas:
A besta, o falso profeta e o anticristo.
Que por ventura NÃO POSSUEM LIVRE ARBÍTRIO, pois se eles não forem o que nasceram para ser o plano divino não se cumpriria, então eles TEM porOBRIGAÇÃO, cumprir o papel que lhes foi designado pois mesmo tendo o direito, ao menos teórico, a escolher, ELES NÃO PODEM decidir não fazer isso.
Pergunto-lhes então amigos leitores, após ter lido sobre Adão, o faraó, Judas e os personagens míticos, e sem ter citado nem 10℅ das pessoas que tiveram negado o direito a escolher o que queriam, onde está o bom senso desta pataquada?
O livre arbítrio não esta descrito na bíblia, o que existem são estudos de teólogos, antigos e modernos, onde eles buscam em versículos esdrúxulos e isolados para corroborar sua teoria.
Mesmo não estando escrito é um assunto que como o leitor pôde observar, gera polêmicas. Pois Deus interferiu no livre arbítrio de diversos personagens para cumprir seu "plano divino" de salvação da raça humana, mesmo tendo usado pessoas que não tiveram direito escolher o que não queriam fazer, que Deus é esse que condena pessoas sem que lhes seja permitido escolher o que querem?
Não parece ao leitor que Deus, conforme conhecemos, não é assim?
Que essas são idéias absurdas saídas das cabeças de pessoas que acreditavam, entre outras coisas, que a terra era quadrada e que Deus era um Senhor vingativo e assassino porque era assim que pensavam os povos daquela época?
Vejo cada vez menos o dedo de Deus e cada vez mais os ideais medievais de homens que queriam provar a força de seu deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...